Quando você deve usar bemol?

Poucas vezes me deparo com alguém que possui incerteza no que se refere à uso do bemol. Por estes dias mesmo discuti isso com um camarada. E também cheguei à conclusão de que é fácil colocar um término imutável em todas e cada uma das dúvidas sobre o tal do bemol. 

 

Enquanto você deve usar bemol? 

 

Só enquanto tocar com partitura. É simples, não é? Pronto. Se você joga no time Cifra e também tablatura, esqueça isso de bemol. É sério. Por mais que poucos possam teimar que determinada escala se escreve com bemóis, o único local onde isso é necessário é na partitura

 

Por um motivo bastante fácil. 

 

É para não confundir o músico que irá ler a partitura. Vejamos porque. Peguemos exemplificando a escala {de} F (fá maior). Suas notas são: 

Com Sustenido = F, G, A, A #, C, D, E 

Com Bemol = F, G, {A}, Bb, C, D, E 

O que foi que mudou? Na prática nada. Porque A # = Bb. É a mesma nota. 

 

Logo … porque deve ser Bb na partitura? 

 

Pelo seguinte… Repare Que tem uma nota A na escala. Na partitura, se fosse usado o sustenido, todas e cada uma das notas no espaço na nota A teriam que ser sustenido. Ou melhor, a partitura ficaria errada, porque estaria simplesmente eliminando a nota A e também substituindo- a por A #. 

 

Que foi a solução então? Fácil.

 

Atribuir um sinal (b = bemol) à nota B, fazendo com que ela fosse interpretada meio tom aquém. 

 

Desse modo, a nota A continua frequentemente na partitura, e também o músico sabe que toda vez que surgir um B, não é B, e também sim Bb (que é igual a A #). 

Veja a imagem abaixo, de uma partitura na escala de F

Partitura F - fá maio

 

Repare que há um sinal “b” (bemol) na terceira risca, posteriormente a clave de sol. Acontece que na partitura as notas das linhas, de baixo para cima são: mi, sol, si, ré, fá ( E, G, B, D, F). Portanto, toda nota que for escrita sobre a terceira risca seria um B (si). 

 

Porém o sinalzinho lá no início mostra ao músico que ao contrário de si toque um si bemol, isto é, meio tom abaixo. 

Onde usar o bemol então? 

 

Pequeno número de sites de cifras apresentam músicas com bemóis. Sem problema, evidente. Basta você descobrir que notas são aquelas. Porém via de regra, é possível que -se, no caso de cifras, usar tranquilamente o sustenido apenas. E também, conforme explicado, não está incorrecto. 

 

Espero ter explicado a coisa a contento. Ah… sim. Isso não significa que alguém que trabalha com música não deva descobrir o que é bemol. Precisa descobrir sim. Ainda que não leia partitura. Porque um belo dia… lá vai estar o bemol em frente à pessoa. O que estou dizendo é que não é necessário usar o bemol em cifras.