Violão - acordes relativos | Acordes  violão

Os acordes relativos, você verá próximo, acabam por si mesma, explicando bastante das escalas piores e também menores. E também também da treinamento acordes.

Dizemos que um acorde é relativo outro enquanto as duas tonalidades (uma maior e também uma menor) possuem as mesmas notas em suas escalas. Simples, correto? Ok, complicou algo, porém descomplicaremos já. Repare na tábua inferior:

 

Tonal12345678CCDEFGABCAmABCDEFGAC#C#D#FF#G##CC##mA#CC#D#FF#G##DDEF#GABC#DBmBC#DEF#GABD#D#FGG##CDD#CmCDD#FGG##CEEF#G#ABC#D#EC#mC#D#EF#G#ABC#FFGAA#CDEFDmDEFGAA#CDF#F#G##BC#D#FF#D#mD#FF#G##BC#D#GGABCDEF#GEmEF#GABCDEG#G##CC#D#FGG#FmFGG##CC#D#FAABC#DEF#G#AF#mF#G#ABC#DEF###CDD#FGAA#GmGAA#CDD#FGBBC#D#EF#G##BG#mG##BC#D#EF#G#


As linhas em albugíneo são as tonalidades mais grandes e também as linhas em cinza, as menores. primeiro torrão temos o nome da tonalidade e também seguinte as notas sua graduação. numeração sinaliza o intensidade qualquer nota na graduação.

 

Bastante muito. Olhe primeira risco, tonalidade C (dó maior). traço cinza logo inferior é tonalidade Am (lá menor). As duas tonalidades são relativas. Os 2 acordes (C e também Am) são relativos. Porque possuem as mesmas notas em suas escalas. E também deste modo sucessivamente com as outras tonalidades.

 

violão, acordes relativos são facilmente encontráveis, sem consultar tábua. um determinado acorde maior, basta encaminhar nota tônica (que dá nome ao acorde) três semitons grave, ou melhor, três moradias inferior.

 

Eg: suponhamos que você faça o acorde C e também tônica (C) está na terceira morada da quinta corda. Três moradias trás, teremos quinta corda solta, que é . Desta maneira, o acorde relativo C é Am. Um acorde relativo um oferecido acorde maior continuamente será um acorde menor. E também mutuamente.

 

Evidentemente, descobrir violão o acorde relativo um acorde menor, “viajaremos” três residências na frente de.

 

Suponhamos, de outra forma, que você esteja fazendo o acorde D (ré maior), na posição no qual quarta corda (D) para solta. É como é natural que não é provável caminhar três residências trás caso. Simplesmente encontre nota ré em outra corda. Quinta corda, morada cinco, citando caso análogo. Andando três residências trás, teremos nota B. O acorde relativo D é logo Bm (consulte tábua).

Descobrir graduação menor relativa lascar da graduação maior

 

Entregue uma graduação maior, encontrar graduação relativa daquela tonalidade é bastante simples. As notas se repetem lascar do sexto intensidade. Veja tábua inferior:

 

Tonal12345678CCDEFGABCAmABCDEFGAC#C#D#FF#G##CC##mA#CC#D#FF#G##DDEF#GABC#DBmBC#DEF#GABD#D#FGG##CDD#CmCDD#FGG##CEEF#G#ABC#D#EC#mC#D#EF#G#ABC#FFGAA#CDEFDmDEFGAA#CDF#F#G##BC#D#FF#D#mD#FF#G##BC#D#GGABCDEF#GEmEF#GABCDEG#G##CC#D#FGG#FmFGG##CC#D#FAABC#DEF#G#AF#mF#G#ABC#DEF###CDD#FGAA#GmGAA#CDD#FGBBC#D#EF#G##BG#mG##BC#D#EF#G#

 

você é possível que , as notas se repetem. Porém, é evidente, começando pela nota que dá nome à novidade tonalidade. Veja a título de exemplo o sexto intensidade da graduação B (si maior). É nota G# (sol sustenido). traço aquém, da tonalidade G#m inicia logo com nota G#. Repare que, continuando em na frente de, temos repetição do sétimo e também oitavo graus. o oitavo proporção é mesma nota do primeiro, vamos poder claramente repetição, na seguinte sequencia: 6,7,1,2,3,4,5 da tonalidade B.

 

Várias utilidades descobrir que uma determinada graduação maior é igual uma outra menor, é na hora improvisar um pequeno solo, a título de exemplo. Se você sabe tocar graduação maior e também tonalidade da música é menor, voilá! As notas são as mesmas, lembra?

Utilidades dos acordes e também escalas relativos

 

“Tirar” uma música ouvido, também é bastante útil saber os acordes relativos. Uma vez que você saiba tonalidade na qual música está, saberá que vão poder chegar os próximos graus e também seus relativos, debutar:

 

I, IV e também Capiau

Na graduação C (dó maior), teríamos:

I – C e também Am

IV – F e também Dm

Canguçu – G e também Em

 

É como é natural que podem desabrochar acordes, porém advindo diretriz, você com probabilidade já vai estar com meio caminho percorrido – ou mas! Estude alguma coisa tábua e também com probabilidade achará outras peculiaridades nas escalas.